Uerj inicia utilização do SEI

Pense num cenário em que não existem mais pilhas de processos atolados e morosidade no andamento de pautas importantes. Apesar de parecer distante, esta realidade está tomando forma na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. Isso porque, em 24 de março de 2020, a Universidade iniciou a utilização do Sistema de Informações Eletrônicas – SEI.

Com o SEI, as informações, o conhecimento e as decisões são compartilhados em tempo real, promovendo eficiência na administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

O sistema possui um conjunto de funcionalidades que possibilita a substituição do papel como suporte para documentos institucionais, pois traz como principal inovação a informatização de processos e documentos. Com ele, grandes volumes de papel envoltos em uma capa, presos por colchetes e cheio de carimbos deixam de ser parte da rotina dos servidores da Uerj.

A Diretoria de Planejamento e Orçamento – Diplan, principalmente no que se refere às questões orçamentárias, foi uma das primeiras unidades da Uerj que se precisou ter acesso ao SEI. “Até então os atos administrativos eram realizados através de Ofícios, Processos Administrativos, Correspondência Interna – CI ou e-mail. Com o advento do SEI, uma nova forma de relacionamento institucional foi inaugurada trazendo mais agilidade e economia de recursos e como consequência mais eficiência aos atos da Administração Pública. A Uerj sempre foi protagonista em diversas inovações, graças a nossa criatividade e iniciativa. Com a utilização do SEI-RJ não será diferente”, diz equipe da Diplan.

Solução nacional

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI foi escolhido como solução para o Processo Eletrônico Nacional. A iniciativa foi do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e teve como intuito básico criar uma infraestrutura pública de processos e documentos eletrônicos.

Além da economia com os materiais gastos na montagem dos processos, como papéis, capas e grampos, o SEI é fundamental para melhoria da eficiência e aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. É possível evitar, por exemplo, o envio de documentos físicos para locais externos, eliminando o risco de perdas e extravios.

Agora, a Uerj deve uniformizar todos os seus processos internos, padronizando os formulários existentes e estabelecendo uma política de gestão de documentos.