Usuário Externo

Quem é?

Pessoa física que não é servidora, nem integre o Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, que participe de processos junto ao órgão, independente de vinculação a determinada pessoa jurídica, para fins de peticionamento (iniciar processos e inserir documentos em processos existentes) ou assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres celebrados com o órgão.

Atenção
As ações efetuadas no sistema são de total responsabilidade do Usuário Externo, podendo o mesmo ser passível de apuração civil, penal e administrativa, em caso de uso indevido.

Para assinar algum documento, abrir um processo (apresentar uma petição eletrônica) ou inserir um documento em um processo já aberto, o cidadão deve efetuar primeiramente o seu cadastro.

Novidade!

O sistema SEI-RJ agora conta com o login único do Gov.BR para o usuários externos, uma novidade que traz mais praticidade para o acesso ao SEI-RJ. Usuários com conta Gov.BR nível Prata ou Ouro serão liberados automaticamente para acessar o SEI-RJ, simplificando ainda mais o processo de autenticação.

Para orientação sobre como acessar o SEI-RJ com login único Gov.BR, consulte as instruções no portal. Em caso de dúvidas, nossa equipe de suporte está disponível para ajudar por meio do canal Atende SEI-RJ.

Cadastro com o login do Gov.br
Para cadastro com o login do Gov.br nível Prata ou Ouro:


1. Acesse a tela de login de usuário externo clicando aqui e selecione a opção “Acessar com Gov.br”.


2. Insira o CPF e senha cadastrados no Gov.br, preencha o formulário de cadastro do SEI-RJ com as informações necessárias.


3. Ao fim do cadastro, seu usuário será liberado e você será logado automaticamente ao SEI-RJ e receberá um e-mail informando a conclusão do cadastramento.


4. Para maiores informações sobre o cadastro com Gov.br nível Prata ou Ouro, acesse a seção “Cadastro com o Módulo de Login Único do Gov.BR” no Manual de Autenticação do Gov.br.

Unificação de contas para usuários que já possuem cadastro no SEI-RJ:“Se você já possui um cadasstro ativo no SEI-RJ e deseja acessá-lo com sua conta Gov.br.”


1. Para a unificação das contas Gov.BR e SEI-RJ, o CPF e o e-mail registrados no SEI devem ser os mesmos cadastrados na conta do Gov.BR. A unificação também é possível para usuários nível bronze, desde que ele já tenha um credencial liberada no SEI.


2. Caso seja necessário alterar o e-mail cadastrado no SEI e sua conta no Gov.br seja nível Prata ou Ouro, siga as orientações clicando aqui.


3. Para alteração do e-mail cadastrado no SEI caso não tenha o cadastro no Gov.BR ou tenha, mas seja bronze, siga as orientações clicando aqui.


4. Para maiores informações sobre a unificação de cadastro Gov.br nível Prata ou Ouro, acesse a seção “Unificação de login” no Manual de Autenticação do Gov.br.

Cadastro de usuário externo
Para cadastro de usuários que não possuem conta Gov.br nível Prata ou Ouro:


1. Preencher o cadastro de usuário externo clicando aqui.


2. Para que possamos liberar seu cadastro no SEI-RJ, encaminhe TODOS os documentos relacionados abaixo, preferencialmente em PDF ÚNICO, assinado com CERTIFICADO DIGITAL (ICP BRASIL) para o email usuarioexterno.sei@uerj.br:

  • Comprovante de Residência > contas de consumo (água, luz, gás, telefone) em seu próprio nome. Caso não tenha, preencha a declaração em anexo; Declaração de Residência
  • RG
  • CPF (ou documento de identidade no qual conste CPF)
  • Termo de Declaração de Concordância e Veracidade preenchido e assinado; Termo de Concordância e Veracidade
  • Obs.: Se NÃO possui certificado digital, em substituição envie uma Foto Selfie segurando o RG aberto (que certifica ser você mesmo que está solicitando a liberação do cadastro).

3. A documentação será analisada e, estando tudo certo, o usuário externo receberá um e-mail informando a liberação do seu cadastro, estando apto para realizar o login no sistema SEI-RJ.