O SEI chegou à UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu o Sistema Eletrônico de Informações – SEI como sistema oficial de gestão eletrônica de processos administrativos e documentos. A partir de 24 de março de 2020, o SEI tornou-se de uso obrigatório, no âmbito da instituição.

Em plataforma web, com interface amigável e podendo ser acessado de diversos tipos de dispositivos, o sistema possui um conjunto de funcionalidades que busca atingir os seguintes objetivos:
– promover a modernização da gestão documental;
– utilizar meios eletrônicos para a tramitação dos processos administrativos com segurança, transparência e economicidade;
– substituir a produção de documentos em papel para o formato nato-digital contribuindo para a sustentabilidade ambiental, com uso de tecnologia de informação e comunicação;
– acelerar a tramitação de processos permitindo que unidades, mesmo distantes fisicamente, atuem de forma simultânea no mesmo processo, o que colabora para reduzir o tempo de realização das atividades;
– facilitar o acesso às informações e às ações de transparência ativa;
– contribuir com a desburocratização dos processos;
– disponibilizar a consulta pública aos processos conforme legislação vigente.

Assim, o SEI substituirá o Sistema de Administração de Protocolo – SAP, o qual será inabilitado para fins de geração de novos números de protocolo, mantendo-se apenas o mecanismo de consulta aos processos anteriores.