SEI

O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações – SEI – é um sistema de gestão de processos administrativos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. O seu conjunto de módulos e funcionalidades têm como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real, promovendo, assim, a eficiência administrativa.

O SEI é um software público desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Devido as suas características inovadoras e ao sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). O PEN é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública e coordenada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para a construção de uma infraestrutura de processo administrativo eletrônico.

 

Por que adotamos o SEI?

Em 9 de outubro de 2015 foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 8.539 que estabelece o uso de meio eletrônico para a tramitação de documentos nos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional.

Para atendimento dessa demanda e visando o alinhamento ao planejamento estratégico da Instituição, que propõe ações de melhorias que envolvam, entre outros aspectos, a implantação e o uso de soluções de TIC, a Uerj optou pela utilização do SEI.

Em relação à modernização administrativa, tão importante quanto o atendimento aos normativos vigentes acerca da tramitação de processos administrativos em meio eletrônico é a possibilidade de garantir maior controle e mais transparência desses processos na Universidade.

 

Quanto custou?

O SEI foi cedido gratuitamente ao Estado do Rio de Janeiro via acordo de cooperação firmado com o Governo Federal.

A cessão gratuita do SEI possibilita economia incomensurável do dinheiro público, uma vez que instituições que o adotam deixam de gastar com a compra de soluções de mercado que, muitas vezes, não resolvem as demandas para as quais são adquiridas.

A cultura de socialização do conhecimento desenvolvido pela administração pública com os outros entes que a compõem faz com que a gestão do orçamento público, cada dia mais contingenciado, seja mais racional. Não há mais espaço para aquisições milionárias quando há soluções gratuitas disponíveis.

 

Quais as principais características e facilidades do SEI?

Portabilidade Sistema web que pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado como Google Chrome, Firefox e Internet Explorer.
Acesso remoto Pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais. Isso possibilita que os usuários trabalhem à distância.
Acesso de usuários externos Permite o gerenciamento do acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes dizem respeito, possibilitando que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos.
Controle de nível de acesso Permite o controle da criação e do trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos.
Tramitação em múltiplas unidades Incorpora novo conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional tramitação linear, inerente à limitação física do papel. Desse modo, várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestarem-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si.
Funcionalidades específicas Controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros.
Sistema intuitivo É estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.

O que muda?

Abertura de Processos

Tramitação de Processos

Tipos de Documentos e Tratamentos Específicos

Reabertura de Processos

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